Juntar os melhores queijos nacionais e internacionais aos vinhos Casa Ermelinda Freitas é um dos melhores prazeres que se pode levar desta vida! E hoje vamos ajudá-lo a viver esses momentos de intenso sabor. Uma vez que Portugal tem excelentes queijos e a nossa prioridade é valorizar o que é nacional e de qualidade vamos focar-nos exclusivamente na harmonização os queijos DOP do nosso país. De norte a sul e nas ilhas, fique a saber como combinar e degustar alguns dos melhores queijos de Portugal. Noutra ocasião, faremos o mesmo exercício para os queijos estrangeiros. Vamos a isto? Venha daí...


PORTUGAL É UM PAÍS COM TRADIÇÃO NA PRODUÇÃO DE QUEIJOS, desde os mais fortes ou mais suaves, de cabra, vaca ou ovelha… podem ser consumidos de forma simples, com pão, compota, mel e degustar com um bom vinho. O rei dos queijos de Portugal é, sem dúvida, o queijo da Serra da Estrela. Mas não é o único. Por todo o país há imensos exemplos de produção de queijo DOP (Denominação de Origem Protegida) designação que em si mesma é um certificado de garantia.

Seleccionamos alguns dos queijos mais apreciados em Portugal, de várias regiões e premiados internacionalmente, DOP ou IGP, desde o Queijo de Ovelha Serra da Estrela (DOP), Queijo de Ovelha de Azeitão (DOP), Queijo de Ovelha de Serpa (DOP), Queijo de Cabra Transmontano (DOP), Queijo de Vaca da Ilha de S. Jorge, Açores (DOP). Vamos fazer uma viagem pelas várias regiões de Portugal e conhecer o que melhor fazemos e temos para degustar.


Queijo Serra de Estrela (DOP). Muito popular, é oriundo desta região serrana e apreciado quer pelo seu aroma quer pelo seu sabor forte, razão pela qual é apelidado de “o rei dos queijos portugueses”. Produzido exclusivamente a partir de leite de ovelhas de raça Bordeleiro Serra da Estrela, o seu fabrico é inteiramente artesanal e parte das mãos sabedoras dos queijeiros portugueses. O seu aroma intenso e paladar suave e ligeiramente acidulado é já tradição nas casas portuguesas. Saboreie-o com pão fresco! É tão cremoso que às vezes derrete na colher e é perfeito para se barrar no pão, tostas, broa de milho portuguesa.

Combinação com alimentos: Pode criar uma combinação perfeita com este queijo com uma cobertura de doce de abóbora e laranja, Doce de Figo ou mesmo Mel.

Harmonização Vinho: Dona Ermelinda Grande Reserva

Para o rei dos queijos, o rei dos vinhos, Dona Ermelinda Grande Reserva, a qualidade máxima das castas Touriga Nacional, Touriga Franca, Aragonês, Trincadeira, Cabernet Sauvignon e Syrah , de sabor forte e intenso, com estágio de 18 meses em meia pipas de carvalho francês, seguido de 18 meses de estágio em garrafa, torna o vinho perfeito servir com estes queijos.

Dona Ermelinda Grande Reserva

Queijo de Azeitão (DOP). Aqui está um queijo gourmet de elevada qualidade. Natural da região de Azeitão é produzido nos concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra. O queijo de Azeitão DOP é obtido a partir de leite cru de ovelha. É um queijo curado (mínimo 20 dias), de pasta semi-mole e amanteigada, de cor branca ou ligeiramente amarelada. Possui sabor picante e simultaneamente acidificado e salgado. Atenção: se guardou o Queijo de Azeitão no frio, deverá retirá-lo e mantê-lo à temperatura ambiente 20 a 30 minutos antes de servir, de forma a retomar o seu aroma e sabor característicos. O corte deve ser feito ao meio e em duas partes iguais, sendo depois servido em pequenas fatias.

Combinação com alimentos: Devido à sua untuosidade necessita de ser acompanhado com sabores quentes e vinhos com alguma acidez como Doce de abóbora ou frutos do Bosque.

Harmonização com vinho: Dona Ermelinda Reserva

Queijo clássico de Setúbal, Palmela e Azeitão, necessita de um vinho clássico com é o Dona Ermelinda Reserva, cujo sabor intenso, suave e elegante produzido com base nas castas Castelão, Touriga Nacional, Trincadeira e Cabernet Sauvignon, harmoniza na perfeição com este queijo intenso e elegante.

Dona Ermelinda Tinto Reserva

Queijo da Ilha de S. Jorge, Açores (DOP). É um queijo produzido exclusivamente na ilha de São Jorge, Açores, a Região Demarcada. É obtido a partir de leite cru de vaca. Trata-se de um queijo curado, de pasta dura ou semi-dura e cor amarelada. De sabor limpo, ligeiramente picante e aroma forte. O queijo de três meses é suficientemente picante, mas pode comer-se de manhã até à noite. Não é cremoso, antes agradavelmente seco, mas não tem a austeridade dos queijos mais envelhecidos. O tempo mínimo de maturação é de três meses: cerca de 30 dias de maturação natural e 60 dias em caves climaticamente controladas. Pode ‘funcionar’ como aperitivo ou antes da sobremesa numa tábua de queijos ou adicionar aos pratos que levam queijo. O seu intenso sabor transformará os seus pratos em refeições gourmet deliciosas.

Combinação com alimentos: Pode criar uma combinação perfeita com este queijo faça a harmonização com cobertura de Doce de Cereja, Doce de Framboesa ou Mel.

Harmonização com vinho: Vinha do Torrão Grande Escolha.

Queijo robusto, intenso igualmente de sabor forte, necessita de um vinho, robusto, intenso e de sabor forte como é o Vinha do Torrão Grande Escolha , que conjugas as castas Cabernet Sauvignon, Syrah, Touriga Nacional, Alicante Bouschet, Merlot e Petit Verdot, com um estágio  de 12 meses em barricas de carvalho Francês e Americano.

Vinha do Torrão Grande Escolha

Queijo de Serpa (DOP). É proveniente do Alentejo, da região de Serpa. O queijo Serpa DOP é um queijo curado, amanteigada e sabor delicado. O tempo de cura é de 30 dias.

Combinação com alimentos: Pode criar uma combinação perfeita com este queijo faça a harmonização com cobertura de doce de maçã ou mel.

Harmonização com vinho: Vinha da Valentina Reserva Signature

Queijo do sul amanteigado, intenso, suave, mas de muito sabor, necessita e um vinho do Sul igualmente intenso, suave, e de muito sabor como é o Vinha da Valentina Reserva Signature que conjuga as castas Merlot, Syrah e Castelão com estágio de 12 meses em madeira de carvalho francês.

Vinha da Valentina Reserva Signature

Queijo de Cabra Transmontano (DOP). É obtido a partir de leite cru de cabra, de raça Serrana. Trata-se de um queijo curado, de pasta extra-dura de cor branca uniforme. As particularidades do Queijo de Cabra Transmontano DOP devem-se, à sua produção artesanal e pouco modificada ao longo dos anos e, ainda, às características do leite utilizado. Possui um aroma agradável e intenso, e sabor limpo ligeiramente picante.

Combinação com alimentos: Vai bem com doce de figo ou de mirtilos.

Harmonização com vinho: Vinha do Rosário Reserva

Vinha do Rosário Reserva

Queijo de cabra de sabor demarcado e grande intensidade, necessita de um vinho sempre elegante, diferenciado e complexo para apreciadores, como é o Vinha do Rosário Reserva cujo a estrutura balanceia na perfeição com o queijo de cabra.


...Como vê, um pouco por todo o país, há inúmeros sabores a explorar e a trazer para a sua próxima tábua de queijos. Agora, só falta reunir os amigos ou a família e começar a desfrutar. Numa próxima ocasião vamos perceber como harmonizar os queijos internacionais, como os famosos chevre ou o Parmeggiano.

Fica prometido!