Está pronto para uma viagem pela região de Setúbal e Lisboa? Então venha connosco conhecer a riqueza destes dois territórios, onde se faz vinho com qualidade diferenciada e de excelência. Graças ao clima, ao solo e às castas de videira, Lisboa e Setúbal são duas grandes regiões vinícolas. Parta à descoberta e conheça as origens da região da Casa Ermelinda Freitas.


Bem-vindo à Terra Mãe de Vinhos. Situada entre dois estuários (Tejo e Sado) e com duas penínsulas, a região de Setúbal é um território riquíssimo em biodiversidade, tendo inclusive um Parque Natural de grande projeção turística, nacional e internacional. Além disso, é a única região de Portugal com inúmeras diferenças geográficas, com a presença de planícies, serras e encostas, além do Sado e Tejo e a proximidade com o Oceano Atlântico.

Toda esta riqueza natural encontra-se a sul de Lisboa, no litoral oeste. O rio Sado cruza a região e desagua numa das mais belas baías do mundo, na cidade de Setúbal. A serra da Arrábida, banhada pelo mar, atribui uma beleza rara às suas praias. No interior da região, as extensas vinhas caracterizam a paisagem. Palmela surge elevada no horizonte, com o seu majestoso castelo e de onde se pode admirar a intensa paisagem envolvente e o cheiro das vinhas que dão origem a néctares de eleição.

Serra da Arrábida

Solos argilo-calcários e de areia

Influenciado pela proximidade do mar, pelas bacias hidrográficas do Tejo e do Sado, e pelas serras e montes que se situam na zona, o clima da região da Península de Setúbal é misto, subtropical e mediterrânico. Nas encostas da Serra da Arrábida distinguem-se os solos argilo-calcários e o clima atlântico. Já em Palmela predomina um clima mediterrânico/atlântico e os solos de areia são a marca distintiva desta região. Palmela reúne assim as características mais mediterrânicas do solo português e é entre Palmela, Poceirão, Fernando Pó e Pegões que reside a maior área de vinha da região.

As Castas da Península de Setúbal

Com uma área total de cerca de 9.500 hectares de vinhas, a viticultura da Península de Setúbal é o conjunto de muitas parcelas distribuídas pelos 13 concelhos que compõem o Distrito de Setúbal, sendo a maior ocorrência em: Palmela, Montijo, Setúbal, Grândola e Alcácer do Sal. Apesar de ser uma terra dominada por duas castas de uva: Castelão e o Moscatel, a Península de Setúbal conjuga diversidade e carácter, com os vinhos mais clássicos de Castelão de vinhas velhas, ao lado de perfis modernos baseados em Touriga Nacional, Syrah ou Alicante Bouschet. Sempre com o Moscatel como símbolo da terra.


Fernando Pó: o coração da Casa Ermelinda Freitas

É em Fernando Pó, no Concelho de Palmela, que estão localizados os 550 hectares de vinhas da Casa Ermelinda Freitas, a maior produtora de vinhos da região de Setúbal. “O solo destas vinhas é composto por areias muito semelhantes às areias de praia e muito rico em água, desempenhando um papel importante na maturação das uvas. A brisa envolvente dos rios refresca as vinhas durante os verões secos, atribuindo suavidade e elegância aos vinhos. É nestes solos arenosos que prospera o Castelão.” Hoje a Casa Ermelinda Freitas tem um total de 30 castas diferentes, que são exploradas anualmente nas suas terras.

Casa Ermelinda Freitas

O clima ameno

Nesta região o relevo não é muito elevado, exceto a Sul, onde aparecem alguns estratos de basalto e de granito e a região assenta, na sua quase totalidade, em formações secundárias de argilo-calcários e argilo-arenosos. O clima ameno e fresco, sobretudo nas zonas costeiras, tem conduzido a uma aposta na produção de vinhos de perfil moderno, com acidez natural revigorante e clara marca atlântica.

A diversidade das Castas

A diversidade dos solos, das castas e do clima levam assim à produção de uma grande variedade de vinhos na região de Lisboa. Nesta zona predominam as castas brancas Alicante Branco, Arinto, Fernão Pires ou Malvasia e as tintas Alicante Bouschet, Aragonez, Castelão, Touriga Nacional ou Trincadeira.


Agora que já sabe um pouco mais sobre estas duas regiões é hora de explorar o terreno.Desde saborear o melhor da gastronomia, ouvir as histórias que os monumentos têm para contar, ver o rio, caminhar pela serra, tocar na natureza e provar o melhor vinho da região da península de Setúbal na Casa Ermelinda Freitas. Viva algumas destas experiências na nossa propriedade.

Casa Ermelinda Freitas - Enoturimo