Transcrição de artigo publicado no Jornal de Notícias - Janeiro de 2021

Sugestões JN

Isto de me convidarem para falar de vinhos é um risco que o JN está a correr. Não me vai sair um poema em verso branco ou rimado, antes o que as minhas papilas gustativas, e o prévio olfato, descobriram e guardaram como saboroso. Os dois tintos que escolhi são um must para o meu paladar. Com eles trinco carne, peixe (já vos conto uma história) e até marisco - caracóis não, é com cerveja.

No distrito onde vivo, Setúbal, a Casa Ermelinda de Freitas vem produzindo e maravilhando quem sabe beber o bom líquido dos deuses. Há meia dúzia de anos, descobri a casta Cabernet Sauvignon, e reserva de 2017 é um primor. Cresce para os lados de Palmeia em chão arenoso. O seu travo permanece e tempera o sabor do que estivermos a degustar. Está no teto dos 10 euros.

Casa Ermelinda de Freitas Cabernet Sauvignon

Dou um salto ao Norte duriense, que os romanos perspicazes balizaram como paraíso vinícola. Por causa do primeiro confinamento, e agora do segundo, diversifiquei a garrafeira. O tinto Quinta dos Aciprestes, também reserva de 2017(castas touriga-franca e nacional) é um mimo que vale bem os 14,50 euros.

Não vos direi que é de beber e chorar por mais, pois precavi-me com meia dúziade garrafas para abafar o isolamento e potenciar o sabor de um bife da vazia. Por isso não choro, saboreio dia sim, dia não, para redescobrir o paladar denso que amacia a língua do provador.

A estória prometida é breve. Há anos, em Paris, num jantar franco-português em restaurante luso de nomeada, pediram-me para escolher o vinho. Sem querer abusar no preço, propus o Borba tinto (rótulo de cortiça). À fala, antes da refeição, a garrafa perdeu avidamente o seu peso. Quando veio a segunda distinta vazilha, disse-lhes: "A vossa sorte é não termos escala, senão borgonhas e bordéus, por este preço/qualidade, morriam na praia". O debate foi intenso, mas o vinho era o nosso. •


A Casa Ermelinda Freitas agradece a António Manuel Ribeiro a amabilidade de ter escolhido o nosso Cabernet Sauvignon para a sua sugestão no Jornal de Notícias, e aproveitamos para felicitar o vocalista do UHF pelos 40 anos do albúm "À Flor da Pele" (1981), de onde saíu o emblemático single "Rua do Carmo".

Um brinde aos 40 anos do single "Rua do Carmo" 🍷