Casa Ermelinda Freitas: Sucesso feito com Amor, conta a Travel Tomorrow

Tradução do artigo publicado no website Travel Tomorrow - Fevereiro de 2021

"Ermelinda Freitas: Sucesso feito com Amor"

Todos os dias Leonor Freitas contempla a sua vinha. Há momentos, como quando é hora de podar as vinhas, em que parece não sobrar nada. Mas na primavera o verde retorna e, com ele, a preciosa uva.

Então, a natureza completa seu ciclo e despede-se em tons de bronze e vermelho até a próxima primavera. Da varanda, Leonor avista a vinha e diz que “parece que fala e diz olá para ela, todas as manhãs”.  A Travel Tomorrow adorou mesmo sentar-se a esta mesa, degustar vinhos e apreciar a paisagem.

Já são 4 gerações de mulheres a liderar o destino da Casa Ermelinda Freitas, nome que segundo Leonor representa “laços de amor à terra e capacidade para o trabalho”. Um nome afirmado pelo carinho para com os seus colaboradores, que são tratados como família, e pelos diversos prémios conquistados, sendo um deles o de Melhor Vinho do Mundo, distinção conquistada em 2008.

Leonor Freitas, Sócia-gerente da Casa Ermelinda Freitas

Era uma vez uma rapariga da cidade...

Era uma vez uma “rapariga da cidade” que vivia em Setúbal e era licenciada em Serviço Social. Tinha uma vida bem organizada e só voltava para a Casa de sua mãe, Ermelinda Freitas, nos finais de semana e feriados.

Mas quando os seus antepassados ​​deixaram de poder cuidar do local, Leonor estremeceu só de imaginar a possibilidade de vender o património da família. Mas acabou por deixar tudo para trás e cuidar da propriedade.

De sua avó, Leonor recebeu o amor pela terra. Na verdade, todos os seus antepassados ​​deixaram nela a sua marca para enfatizar o valor da honestidade, cultivar a arte do acolhimento, e de ter sempre um sentimento de partilha e carinho pelos trabalhadores - eles são tratados como família. E é por todas estas razões que Leonor acredita que “o que fez da Casa Ermelinda um sucesso foi o amor”.

Leonor e Joana Freitas

Leonor diz que “quando voltei para o campo cheia de sonhos, a maioria das pessoas achou que eu estava muito entusiasmada, mas eu não ía conseguir vingar. E também havia aqueles que não queriam fazer negócios comigo só porque era uma mulher” .

No entanto, Leonor teve a perspicácia para se rodear das pessoas certas, que acreditavam no seu sucesso. Ela queria ter o apoio certo para evitar o fracasso. A empresária diz que muitas vezes pensava que “é uma questão de arredondar os espinhos, e quando a rosa está a florir é preciso ter a humildade de saber que nem sempre será assim”.


2005 Ermelinda Freitas Syrah:

O Melhor Vinho do Mundo

O caminho foi repleto de vários obstáculos, sempre presentes, mas também de medalhas e prémios. O mais importante aconteceu em 2008 com um vinho de 2005, quando Ermelinda Freitas Syrah se afirmou como vinho de qualidade única e ganhou uma prova às cegas com mais de 3.600 vinhos.

A competição consistiu em painéis de degustação sucessivos que duraram várias semanas. Esta distinção impulsionou Portugal e a Casa Ermelinda Freitas a uma projeção internacional de grande impacto.

Nesta região de vinhos existem duas castas que Leonor Freitas distingue: o Castelão nos tintos e Fernão Pires nos brancos. Para Leonor “tem sido importante mostrar que os vinhos não são todos iguais e que cada zona tem as suas particularidades”, acrescentado que “o vinho é um produto de excelência, até ao nível da saúde”.

A sócia-gerente da Casa Ermelinda Freitas destaca os vinhos Dona Ermelinda Grande Reserva tinto, Dona Ermelinda Reserva branco e Moscatel Superior roxo, que são únicos em Portugal e só existem em Setúbal.

A empresária afirma ainda que “Setúbal tem as chamadas areias pobres, mas que são fabulosas, porque se adaptam à cultura de todos os tipos de vinho”.


"Dar de volta à sociedade o que a sociedade nos deu primeiro."

— Leonor Freitas


Leonor Freitas diz que procura devolver à sociedade tudo o que recebeu da sociedade. Desta forma, ela criou um projeto de responsabilidade social com um vinho chamado: “A Vida de um Vinho”, cujos benefícios vão para a Cáritas.

Todos os anos, em datas semelhantes a palíndromos, Leonor organiza eventos para angariar fundos. Por exemplo, no 11º dia do 11º mês de 2011, ela convidou 11 pessoas interessadas em retribuir à sociedade.

Nos anos seguintes, o evento foi repetido usando o mesmo tipo de datas semelhantes a palíndromos. Mário Rocha aderiu a este projeto criando pinturas, (uma pintura por ano).

Além disso, Leonor Freitas acrescenta que “escreveu-se um livro a contar a história  'A Vida de um Vinho', as garrafas e fotografias foram vendidas, e o valor das receitas foi para ajudar na reforma das casas para idosos da região e para apoiar 'O Sol Crescente', uma creche a atravessar dificuldades financeiras ”.


O que há de novo para 2021

Em 2020, a Casa Ermelinda completou 100 anos, mas todas as comemorações tiveram que ser canceladas devido ao surto de covid-19. Leonor sublinha que “neste momento a nossa preocupação é com os nossos colaboradores. A cruz vermelha vem aqui todas as  semanas e testa as pessoas”.

Para 2021 a Casa Ermelinda Freitas irá criar algumas iniciativas que não envolvem nenhum tipo de risco. A maior novidade é a vinha no Minho, comprada recentemente, de onde a Casa Ermelinda Freitas vai lançar vinhos produzidos nesta região.

Além disso, no Dia do Pai, a Casa Ermelinda Freitas sugere beber o vinho Dona Ermelinda Grande Reserva, para marcar esta data especial. É um vinho raro e único, muito intenso, que só se produz em anos excepcionais. Requer iguarias de grande complexidade, para permitir o equilíbrio perfeito, e é ideal para oferecer às pessoas que amamos, e em dias especiais como o Dia do Pai.

Leonor deixa um conselho: “A escolha de um vinho depende sempre da refeição, do horário e da pessoa com quem nos encontramos. Existem vinhos para cada momento. Conseguimos isso tendo o melhor vinho com o melhor preço”.

A concluir, Leonor Freitas realça: “Neste momento quero preparar a nova geração para os desafios que se avizinham”. E para replicar o percurso até agora percorrido pelas mulheres da sua família, será imprescindível que a filha, Joana Freitas, assuma a responsabilidade por esta tarefa.

Se quer beber bons vinhos e ter uma escolha diversificada e absolutamente única, lembre-se do nome Casa Ermelinda Freitas para o futuro.

Como chegar à Casa Ermelinda?


Fonte: Travel Tomorrow