A Vinha Encarnada

A Vinha Encarnada de foi pintada por Vincent Van Gogh, há 126 anos. Nos primeiros dias de novembro do ano 1888 o artista holandês pintava aquele que foi, supostamente, o único quadro vendido no seu tempo de vida.

Numa carta escrita ao seu irmão Theo, Van Gogh descreve a cena que acabaria por pintar mais tarde:

"...vimos uma vinha completamente vermelha, vermelha como o vinho tinto. À distância, a vinha tornou-se amarela, com o sol num céu verde e a terra violeta após a chuva. No amarelo a brilhar, aqui e ali, surgiu o reflexo do pôr-do-sol." ― Vincent Van Gogh

A peça foi pintada numa única tarde depois do pintor ter passado pela 'Vinha Encarnada', nos arredores de Arles. Enquanto pintava a celebre tela a óleo, Van Gogh nem sequer se encontrava frente à vinha. O artista completou o quadro a partir da sua memória e imaginação na Casa Amarela.

O quadro foi adquirido em Bruxelas pelo valor de 400 Francos por Anna Boch, irmã do pintor belga Eugene Boch. Van Gogh só ficou a saber do negócio feito pelo irmão 2 anos depois, em fevereiro de 1890. O pintor tinha apenas 37 anos de vida, e acabaria por morrer 5 meses depois.

As pinturas no Museu Van Gogh, em Amesterdão, estão avaliadas em vários Biliões mas o artista, nunca tendo sido recompensado pelo seu brilhante trabalho, viveu e morreu em pobreza.