Maior mosaico em cortiça do mundo no Alentejo

O artista albanês, Saimir Strati está a construir o maior mosaico em rolhas de cortiça do Mundo em Ponte Sor, no Centro de Artes e Cultura. A ideia é entrar para o Livro dos Records.

José Saramago é homenageado neste mosaico de cortiça. O escritor português é a figura central da peça.

Há coisas que nunca se poderão explicar por palavras ― José Saramago

Saimir Strati, iniciou a construção no dia 27 de agosto, com os olhos postos no Guiness World Records. A ideia é fazer no Alentejo o maior mosaico em cortiça do mundo.

O artista albanês vai levar um mês a completar esta peça com mais de 300 mil rolhas. O mosaico em Ponde Sor vai ter 24 m de comprimento por 4,5 m de altura (108 metros quadrados).

A iniciativa faz parte da candidatura do montado a Património da Humanidade, e conta com o apoio o Festival 7Sóis7Luas, empresas transformadoras de cortiça e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

Saimir Strati já colocou o seu nome por 7 vezes no Guiness Book. O atual record (mosaico com 229.764 rolhas) pertence ao Hotel Sheraton de Tirana, capital da Albânia (na imagem).

Depois ter iniciado a sua carreira a fazer restaurações de mosaicos, Saimir Strati começou a criar trabalhos originais produzidos com palitos, pregos, parafusos, grãos de café, grãos de feijão, palhinhas, pincéis de pintura e rolhas de cortiça.

A construção do maior mosaico em rolhas de cortiça do mundo, no Centro de Artes e Cultura, termina no dia 27 de setembro e marca a entrada de Ponte Sor no álbum do Guiness World Records.