Keep Calm and Carry On

Todos os dias surgem nas Redes Sociais novas versões daquele que é provavelmente o cartaz mais conhecido de todos os tempos. O poster original foi criado há 75 anos atrás, e esta é a versão da Casa Ermelinda Freitas. Uma celebração da casta nobre e autóctone da Península de Setúbal, - Castelão.

História do poster:

Keep Calm and Carry On foi um poster produzido pelo governo britânico em preparação para a 2ª Guerra Mundial que tinha como objetivo levantar a moral pública, ameaçada pelos antecipados ataques aéreos às principais cidades inglesas.

Em 1939, em vésperas da guerra, o governo britânico decidiu fazer uma campanha com o objetivo de manter os espíritos em alta. Os posters com a coroa do Rei Jorge VI foram imprimidos contra um fundo vermelho forte. Ao todo foram feitas 2.5 milhões de copias para serem distribuídas na eventualidade de uma catástrofe, mas os posters nunca chegaram a ver a luz do dia durante a guerra.

Em 2000, 61 anos depois dos posters terem sido originalmente desenhados, um exemplar foi redescoberto na livraria Barter Books, em Alnwick (Inglaterra), quando uma das copias foi encontrada dentro de uma caixa com livros pelo proprietário. Stuart Manley colocou o poster numa moldura a decorar a livraria e, depois de recusar várias ofertas pelo poster, decidiu imprimir mais copias para vender.

Keep Calm and Carry On vendeu-se moderadamente nos seguintes anos, mas no natal de 2005 as vendas disparam, quando o poster apareceu num jornal britânico. O proprietário da livraria afirma que a partir desse momento não teve mãos a medir. Stuart Manley recorda que o "website não aguenta o volume de visitas, o telefone não parava de tocar e que todos os funcionários da loja deixaram as suas funções habituais para conseguirem embrulhar encomendas".

Keep Calm and Carry On foi apenas um de mais de uma centena de posters produzidos pelo governo britânico para influenciar a opinião pública durante a 2ª Grande Guerra. O trabalho criativo do poster é domínio público e tem sido reproduzido, vezes sem conta, em t-shirts, canecas, sacos de compras, etc.

E nestes anos problemáticos em tempo de paz, numa época de crise económica, a mensagem continua a ser relevante hoje. Caso para dizer, - 'Mantenha a Calma e Siga em Frente'.

Fontes: BBC e Wikipédia


Comments